A Rede de Autarquias Participativas (RAP), que conta com o Município do Funchal na atual Presidência, lançou o prémio nacional “Eu Participo – Sem Sair de Casa”, com vista a reconhecer as práticas de cidadania ativa e as iniciativas de solidariedade promovidas por jovens durante o período de confinamento social.

Dada a conjuntura que o país atravessa, fruto da pandemia de COVID-19, o prémio monetário e o cabaz de brindes pretendem valorizar as ações solidárias que se geraram e que fomentaram a solidariedade e a entreajuda, minimizando o isolamento social e as consequências do confinamento.

As candidaturas estão abertas até 31 de maio e são dirigidas a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, residentes em Portugal, e que tenham desenvolvido atividades de forma a facilitar a circulação de informação útil à prevenção do novo coronavírus, contribuído para combater o isolamento social, potenciado a mobilização de recursos para fazer face à crise social ou que tenham colaborado com as entidades oficiais de prevenção da doença.

Na página da rede, em https://www.oficina.org.pt/premio-eu-participo.html, pode ser consultado o regulamento e submetida a candidatura. Recorde-se que, a par deste prémio, também decorre neste momento a votação da 5ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação, também promovido pela RAP, onde a Assembleia Municipal Jovem do Funchal é um dos projetos finalistas. Todos os interessados podem votar, também até 31 de maio, em  http://www.portugalparticipa.pt/Candidatura/RegisterVote2. A Rede de Autarquias Participativas conta atualmente com 62 Municípios membros.