A Câmara Municipal do Funchal coloca em prática, a partir desta semana, uma nova iniciativa no sentido de ultrapassar o distanciamento social provocado pela atual crise de saúde pública, e de manter a proximidade com os munícipes do concelho. Todas as sextas-feiras, o Presidente Miguel Silva Gouveia passará, assim, a estar em direto no facebook da Autarquia, entre as 12h e as 13h, para “Falar Funchal” com convidados reconhecidos pela sociedade civil pela sua competência e mérito nas respetivas áreas, em conversas que serão abertas ao público, permitindo que sejam colocadas questões aos interlocutores.

“A primeira convidada, já esta sexta-feira, dia 17 de abril, será a Conselheira Municipal para a Igualdade, Guida Vieira, a quem agradeço por ter aceite o meu convite. Este será um momento para abordarmos questões que nos tocam ainda mais a todos agora, como a preponderância do Estado Social, a igualdade de género e os direitos das minorias e dos mais desfavorecidos.”

“As políticas sociais têm sido, de resto, uma das matrizes da governação do atual Executivo desde que nos encontramos em funções e Guida Vieira tem sido uma das suas referências, quer como deputada à Assembleia Municipal, quer como Conselheira Municipal para a Igualdade. Esta é, por isso, a altura certa para rever o trabalho feito, de modo a que as pessoas se sintam encorajadas e tenham a abertura de partilhar connosco as suas preocupações e problemas, e de esclarecer as suas dúvidas. Estamos aqui para isso”, explica Miguel Silva Gouveia.

“Sabendo que os funchalenses encaram com ansiedade a crise de saúde pública atual e as suas repercussões socioeconómicas, queremos que estas conversas sejam uma oportunidade para olhar em frente e falar do Funchal e do futuro com confiança naquilo que podemos fazer pelo bem-estar comum. É também uma forma de lembrarmos à população que a Câmara Municipal do Funchal está sempre por perto e não deixa ninguém sozinho à sua sorte, seja através dos programas de apoio do Fundo de Investimento Social, dos múltiplos canais de contacto para serviços essenciais ou através da proximidade com o próprio Executivo Municipal.”

“Neste sentido, além da iniciativa «Falar Funchal», posso igualmente adiantar que, a partir desta semana, todo o Executivo está disponível para fazer audiências por videochamada ou outros canais online, para além do telefone, conservando a qualidade da relação que temos mantido sempre com os nossos munícipes”, conclui o Presidente.

Guida Vieira é uma figura histórica da política e da luta sindical madeirense. Foi dirigente do Bloco de Esquerda, deputada na Assembleia Legislativa da Madeira e, na condição de ativista pelos direitos das Mulheres, foi fundadora da UMAR na Madeira (1976), tendo sido dirigente nacional e coordenadora do seu Secretariado Regional. Foi Presidente da Direção do Sindicato dos Bordados da Madeira, dirigente e fundadora da USAM (União dos Sindicatos da RAM), dirigente da CGTP durante vários anos e fundadora do Departamento de Mulheres da USAM e da Comissão Nacional de Mulheres da CGTP. Desde 2014, é Conselheira para a Igualdade na Câmara Municipal do Funchal.