O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e o Vereador João Pedro Vieira, que tutela os Mercados Municipais, reuniram ontem com os comerciantes do Mercado dos Lavradores, com vista a auscultar as suas necessidades e abordar em conjunto as soluções que a Autarquia visa implementar, no sentido de responder aos desafios que se avizinham.

Miguel Silva Gouveia explica que esta foi “uma reunião importante para falarmos do presente e, especialmente, do futuro. Ao longo dos últimos dois meses, afirmámos sempre a preocupação de salvaguardar os interesses dos nossos comerciantes e o nosso Mercado manteve-se aberto, acabando por assumir um papel fulcral em vários dos nossos programas de apoio social, como o Mercado em Casa ou o Funchal Cabaz Vital.”

“O que fiz questão de transmitir neste encontro é que, sejam quais forem os desafios que temos pela frente, continuaremos a trabalhar com empenho, de modo a encontrar as melhores soluções para os nossos comerciantes exercerem a sua atividade”, acrescenta o Presidente, relembrando que, desde 2015, já foram investidos 400 mil euros nos Mercados Municipais, em intervenções como a recuperação de fachadas do Mercado dos Lavradores, as novas bancas para as floristas ou ainda a reabilitação de infraestruturas no Mercado da Penteada.

Miguel Silva Gouveia reafirma que “vamos continuar a investir este ano na preservação e requalificação deste património classificado que é o Mercado dos Lavradores, de maneira a que tenhamos as melhores condições possíveis para quem compra e para quem vende, pelo que avança este Verão um investimento de 300 mil euros, cofinanciado pelo Turismo de Portugal, em redes de águas, esgotos, eletricidade, frio, ventilação e bancas comerciais. O projeto de execução para poder levar a obra a concurso público foi assinado esta semana.”

Foram, por fim, entregues ontem a todos os comerciantes do Mercado quatro viseiras por cada estabelecimento existente, conforme a Autarquia já tinha anunciado esta semana, sendo que a entrega de viseiras prosseguirá esta semana junto do restante comércio local.