“Funchal Cultura 2030” é o projeto da Câmara Municipal do Funchal com vista à criação de um plano estratégico para a cultura do concelho a pensar na próxima década. A primeira etapa do projeto irá decorrer até dezembro de 2020 e centrar-se no mapeamento cultural da cidade, com a auscultação dos vários agentes culturais e uma reflexão partilhada com decisores políticos, técnicos municipais e peritos, com vista à apresentação dos principais eixos estruturais a conter no plano estratégico.

Este projeto surge na sequência do trabalho de referência realizado ao nível da Cultura no Funchal nos últimos anos e concretiza uma reivindicação antiga dos agentes culturais, replicando o que está a ser desenhado por outras cidades a nível nacional, como Aveiro, Braga, Faro, Lisboa, Porto e Coimbra.

O Município do Funchal tem assumido a Cultura como um eixo central das políticas públicas, sendo que pretende com este plano desenvolver e implementar uma estratégia cultural abrangente e clara; melhorar os mecanismos de comunicação e divulgação do setor; estimular o trabalho em rede e responder aos novos desafios que se avizinham para o setor.

Até agosto, serão assim realizadas 6 sessões em formato web e em direto, através das plataformas digitais, e serão convidados 30 agentes culturais das áreas do teatro, música, museologia, dança, literatura e artes visuais. A primeira sessão, que terá como tema os museus e as galerias, irá acontecer na próxima sexta-feira, pelas 18 horas, através da plataforma digital do Museu Henrique e Francisco Franco, com a participação de Diogo Costa Goes, Raquel Fraga, Ana Nóbrega e Esmeralda Lourenço.

Todo o projeto poderá ser acompanhado no site do Teatro Municipal Baltazar Dias, com a disponibilização das datas e dos convidados de cada sessão, assim como uma síntese dos principais temas abordados em cada uma delas.

No princípio de 2021, será apresentado, por sua vez, o documento que orientará daí em diante este processo dinâmico, que se pretende venha a ser continuamente participado e conduza à implementação de medidas inovadoras, com monitorização e avaliação dos respetivos impactos.