A Câmara Municipal do Funchal assinala esta semana o 46º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 com diversas iniciativas dedicadas a esta data fundamental da História do país.

Para esta sexta-feira, dia 24 de abril, estão agendados alguns dos momentos-chave das comemorações. Logo pelas 12h, o Presidente Miguel Silva Gouveia estará em direto no facebook oficial da CMF, para a 2ª edição das conversas “Falar Funchal”. Os convidados serão Vicente Jorge Silva, histórico jornalista madeirense e cofundador do Público, e João Marecos, advogado e cocriador da popular página «Os truques da imprensa portuguesa», numa conversa que irá abordar o direito à informação, a liberdade de imprensa e a importância do jornalismo para a Democracia.

Às 21h, terá lugar, por sua vez, o concerto comemorativo do 25 de Abril no Funchal, em direto no facebook e instagram da CMF, com o cantor madeirense Tiago Sena Silva. O espetáculo, que vai reunir um repertório de músicas de intervenção, será transmitido a partir do jardim interior dos Paços do Concelho, para todos os madeirenses espalhados pelo mundo.

Finalmente, às 22h55 em ponto, a Autarquia convida a população a vir às janelas das suas casas, para assistir a um momento simbólico de luz e cor nos céus do Funchal, que será visível em todas as freguesias. A hora foi escolhida de propósito para recordar o momento em que a música “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, tocou na Rádio Renascença, servindo de senha ao início da Revolução.

Acrescenta-se que, conforme foi explicado publicamente desde a primeira hora, este lançamento simbólico de fogo-de-artifício, com um posto em cada freguesia do Funchal, terá um custo total de 5 mil euros, pelo que a Câmara Municipal lamenta a desinformação instigada nas redes sociais, através de canais que não são sérios, nem fidedignos. A Autarquia faz questão de assinalar o 25 de Abril e de proporcionar esse momento simbólico a todos os funchalenses nas suas casas, porque é essencial manter viva a chama da Liberdade e da Democracia, o que também se faz ao contrariar acusações assentes em mentiras e propósitos obscuros. Não passarão.

A Câmara Municipal do Funchal convida, finalmente, todos os funchalenses a estarem atentos à página de facebook da Autarquia nos dias 24 e 25 de abril, uma vez que serão publicadas várias outras surpresas preparadas pelo Município relativas a esta data.