A Câmara Municipal do Funchal transmite esta sexta-feira, dia 22 de maio, em direto pelas 21h, o concerto da fadista madeirense Sofia Ferreira, que será acompanhada por Pedro Marques, na guitarra portuguesa. No âmbito da iniciativa “A Cultura que nos Une”, este será o último espetáculo musical a ser transmitido em direto na página oficial da Autarquia no Facebook e no Instagram (funchal_municipio).

A CMF apresentou, em abril, a iniciativa “A Cultura que nos Une”, com dezenas de eventos e iniciativas para serem usufruídos pelos funchalenses na sua própria casa, de modo a responder ao confinamento provocado pela crise de saúde pública que o país tem vindo a atravessar. Desde então, só os concertos em direto, já foram vistos por cerca de 70 mil pessoas.

Miguel Silva Gouveia sublinha que “o feedback que recebemos foi excelente desde a primeira hora. Criámos um programa alternativo com bastante qualidade, a dar palco aos artistas regionais, com destaque para os concertos em direto, e a adesão fala por si. Os tempos atuais exigiram que fôssemos criativos na procura de novas soluções, mas defendendo sempre valores que para nós são essenciais, como a democratização no acesso à cultura, enquanto bem essencial, e a valorização dos artistas regionais e do nosso património. Conseguimos fazê-lo com proximidade, partilha e com a cultura comum que nos une”, remata o Presidente.

O concerto desta semana terá lugar no emblemático Mercado dos Lavradores. Sofia Ferreira é natural do Funchal, e desde muito cedo que se dedica ao fado, cantando as suas experiências de vida com a emoção e a alma que este género musical tipicamente português lhe transmite. Em 2019, apresentou o seu primeiro álbum, intitulado “Minha Voz”, num espetáculo que encheu o Teatro Municipal Baltazar Dias. Pedro Marques é professor e músico de guitarra portuguesa, estando ligado à música desde os 6 anos. Até hoje, já tocou para ilustres nomes do fado nacional, como Mariza, Cuca Roseta e Mafalda Arnauth, entre outros.

Acrescente-se, por fim, que até ao final do mês de maio, o programa de “A Cultura que nos Une”, que inclui ainda teatro, dança, tertúlias, documentários e oficinas criativas e de artes plásticas, continuará a decorrer nos canais do Teatro Baltazar Dias, dos Museus Municipais Henrique e Francisco Franco e A Cidade do Açúcar e ainda da Biblioteca Municipal do Funchal.