A Câmara Municipal do Funchal e os CTT Correios de Portugal estabeleceram, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma parceria para o serviço  “CTT Comércio Local”, um serviço digital que facilita a presença online dos comerciantes locais e dos pequenos produtores. O protocolo foi firmado pelo Presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia, e pelo Presidente Executivo dos CTT, João Bento. A adesão a esta iniciativa é gratuita e pode ser feita no site do Município do Funchal.

Miguel Silva Gouveia destacou que “no seguimento do trabalho que o Município do Funchal tem vindo a desenvolver em nome da revitalização do comércio local, e considerando que o recente levantamento efetuado pela equipa do Balcão do Investidor da CMF demonstrou grandes fragilidades no domínio das vendas on-line por parte dos empresários locais, encaramos a solução CTT Comércio Local como uma excelente oportunidade, permitindo-nos associar a um parceiro de confiança, através de uma solução que já dá garantias em diversos municípios por todo o país.”

O serviço CTT Comércio Local é uma oferta inovadora que permite que os produtores locais e pequenos comerciantes, que tradicionalmente têm apenas atividade de comercialização física, passem a ter uma plataforma eletrónica com alcance nacional onde podem vender os seus produtos, neste caso uma aplicação, gerando negócio de comércio eletrónico. Desta forma, permite que os comerciantes locais possam expor e escoar os seus produtos online, e que os munícipes efetuem as suas compras a partir da segurança do seu lar.

Por sua vez, João Bento, Presidente Executivo dos CTT, salientou que “esta é a primeira parceria do serviço CTT Comércio Local a ser estabelecida nas regiões autónomas e representa mais um passo para o desenvolvimento do e-commerce, não só do país, mas mais concretamente da Região Autónoma da Madeira. Com este protocolo, os CTT e a Câmara Municipal do Funchal ajudam a contribuir para a promoção da sustentabilidade do tecido empresarial da região em linha com a aposta dos CTT em produtos e serviços digitais inovadores para as diferentes necessidades de todos os clientes.”

Miguel Silva Gouveia terminou dizendo que “esta parceria não passa apenas pela aquisição da aplicação CTT Comércio Local, mas também pela promoção de iniciativas de valorização do comércio digital, assumindo o Município o desígnio de apoiar o comércio do Funchal a dar um salto tecnológico, nomeadamente no que concerne às vendas on-line. O Balcão do Investidor da CMF irá, para o efeito, reforçar a sua atuação de proximidade, no sentido de auxiliar todos os comerciantes na adesão a esta nova solução.”

A solução, desenvolvida em parceria com a empresa portuguesa Localshop, é fornecida pelos CTT à Autarquia, que por sua vez a vai disponibilizar aos comerciantes e produtores locais, que passam assim a ter os produtos das suas lojas disponíveis nesta aplicação. Os consumidores poderão descarregar a aplicação nas plataformas digitais disponíveis para Android e IOS, e ver que comerciantes do Funchal estão presentes na aplicação, entrar em cada uma das lojas, efetuar as compras e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito.