A Câmara Municipal apresentou, neste mês de abril, a iniciativa “A Cultura que nos Une”, que prevê dezenas de eventos e iniciativas nos próximos meses, para serem usufruídos pelos funchalenses na sua própria casa, em virtude da atual crise de saúde pública. Esta programação decorre nas redes sociais camarárias, com incidência nas páginas oficiais de facebook da Câmara Municipal do Funchal, como é o caso da página do Museu Henrique e Francisco Franco e da página da Biblioteca Municipal do Funchal.

Assim, o Museu Henrique e Francisco Franco lançará, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de abril, um desafio a todos os funchalenses, de forma a ocupar com criatividade os tempos livres passados em casa. O desafio terá a duração de quatro semanas, até 15 de maio, e consiste na recriação de uma obra de arte do acervo do museu, utilizando objetos que as famílias tenham em casa. A ideia é que a caraterização final do participante se aproxime o mais possível da obra original.

As imagens propostas para estes desafios semanais serão publicadas na página do facebook do Museu todas as segundas-feiras, devendo as fotos dos trabalhos desenvolvidos ser enviadas por mensagem privada para a respetiva página, acompanhadas de nome, número de telefone e morada, até a sexta-feira da semana em questão. Os melhores trabalhos de cada semana receberão em casa livros e serão divulgados nas redes sociais do Município.

Também a Biblioteca Municipal promove, no próximo dia 30 de abril, a partir das 14 horas, uma iniciativa com base na criatividade, neste caso, um Workshop de Escrita Criativa para jovens dos 13 aos 18 anos, com a escritora Valentina Ferreira, denominado “Escrever para Empoderar”, e que assentará nos seguintes temas: A minha voz na escrita; Textos para mudar o mundo; e O poder das palavras.

As inscrições deverão ser efetuadas até dia 28 de abril para o e-mail: bmfunchal@cm-funchal.pt, com nome, idade, endereço de e-mail e identificação do tema, sendo consideradas por ordem de chegada até ao máximo de 20. A sessão será enviada em formato áudio, com proposta de alguns exercícios para posterior análise e os melhores textos serão publicados nas redes sociais do Município. Os trabalhos finais deverão ser enviados até ao dia 8 de maio para o email da BMF.